3.9.11

As Antenas de Ezra Pound [Fichamento]

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

POUND, Ezra. ABC da literatura.  Tradução de Augusto de Campos 
e José Paulo Paes, São Paulo: Cultrix, 2006. 

As Antenas de Ezra Pound, por Augusto de Campos

“Os estudos críticos de Pound – afirmou T. S. Eliot –, dispersos e ocasionais como tenham sido, formam o corpo de crítica menos desprezível do nosso tempo”. [página 9]

“A pedagogia pragmática de Pound é o oposto das elucubrações metafísicas e da desconversa im/expressionista: ‘O mau crítico se identifica facilmente quando começa discutir o poeta e não o poema”. [página 9]

“Para Pound, o método correto de se estudar a literatura é o método dos biologistas: exame cuidadoso e direto da matéria, e contínua COMPARAÇÃO de uma lâmina com outra ou espécime com outra”. [página 10]

“Outro postulado fundamental do pensamento de EP é o compendiado na fórmula DICHTEN=CONDENSARE, que ele assim esclarece: ‘Basil Bunting, ao folhear um dicionário alemão-italiano, descobriu que a idéia de poesia como concentração é quase tão velha como a língua germânica. ‘Dichten’ é o verbo alemão correspondente ao substantivo ‘Dichtung’, que significa poesia e o lexicográfico traduzi-o pelo verbo italiano que significa ‘condensar”. [página 10]

“Exame direto. Comparação. Concentração". [página 10]

Augusto de Campos nos antecipa a divisão poundiana para a categoria dos escritores em inventores, mestres, diluidores, bons escritores, belles lettres e os lançadores de moda. Divisão esta que será aborda com maior rigor em outra oportunidade. Outra divisão também salientada por Campos é a da poesia em melopéia, fanopéia e logopéia. A crítica literária de Pound é criadora e como tipos válidos desta, ele enumera a crítica pela discussão, a crítica pela tradução, a crítica pelo exercício pelo estilo de uma época, a crítica via música e a crítica via poesia.

A respeito destas divisões poundiana, Campos nos esclarece:

“Todo esse afã classificatório nada tem de acadêmico ou escolástico. Trata-se de totalizações drásticas, para fins didáticos e pragmáticos, a partir de uma noção dinâmica de poesia: a poesia em ação, permanentemente revista por um critério seletivo, de invenção, que trata por separar, do que está morto e enterrado, o que permanece vivo e aberto e é capaz de fornecer ‘nutrimento de impulso’ a novas descobertas e expansões”. [página 12]

“Artistas. Antenas”. [página 13]

“O ABC OF READING, este anticompêndio literário, denuncia, premonitoriamente, a falácia dos sistemas ainda hoje aplicados ao ensino e à crítca da literatura. O método ideogrâmico de Ezra Pound põe a nu, por comparação, a pseudo-seriedade, a timidez autocomplacente e a carência de senso criativo ainda hoje dominantes no âmbito universitário. E incita à urgente revisão de tais sistemas”. [página 14]

“Uma nação que negligencia as percepções de seus artistas entra EME declínio. Depois de um certo tempo ela cessa de agir e apenas sobrevive (POUND)”. [página 14]

“Pound deu, com este livro, um sinal de alarme. Não é possível negligenciar, sem grave dano, os avisos de suas antenas” [página 14]

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