REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
POUND, Ezra. ABC da literatura. Tradução de Augusto de Campos
e José Paulo Paes, São Paulo: Cultrix, 2006.
POUND, Ezra. ABC da literatura. Tradução de Augusto de Campos
e José Paulo Paes, São Paulo: Cultrix, 2006.
As Antenas de Ezra
Pound, por Augusto de Campos
“Os estudos críticos de Pound –
afirmou T. S. Eliot –, dispersos e ocasionais como tenham sido, formam o corpo
de crítica menos desprezível do nosso tempo”. [página 9]
“A pedagogia pragmática de Pound
é o oposto das elucubrações metafísicas e da desconversa im/expressionista: ‘O
mau crítico se identifica facilmente quando começa discutir o poeta e não o
poema”. [página 9]
“Para Pound, o método correto de
se estudar a literatura é o método dos biologistas: exame cuidadoso e direto da
matéria, e contínua COMPARAÇÃO de uma lâmina com outra ou espécime com outra”. [página
10]
“Outro postulado fundamental do
pensamento de EP é o compendiado na fórmula DICHTEN=CONDENSARE, que ele assim
esclarece: ‘Basil Bunting, ao folhear um dicionário alemão-italiano, descobriu que
a idéia de poesia como concentração é quase tão velha como a língua germânica. ‘Dichten’
é o verbo alemão correspondente ao substantivo ‘Dichtung’, que significa poesia
e o lexicográfico traduzi-o pelo verbo italiano que significa ‘condensar”. [página
10]
“Exame direto. Comparação.
Concentração". [página 10]
Augusto de Campos nos antecipa a
divisão poundiana para a categoria dos escritores em inventores, mestres,
diluidores, bons escritores, belles lettres e os lançadores de moda. Divisão esta
que será aborda com maior rigor em outra oportunidade. Outra divisão também
salientada por Campos é a da poesia em melopéia, fanopéia e logopéia. A crítica
literária de Pound é criadora e como tipos válidos desta, ele enumera a crítica
pela discussão, a crítica pela tradução, a crítica pelo exercício pelo estilo
de uma época, a crítica via música e a crítica via poesia.
A respeito destas divisões
poundiana, Campos nos esclarece:
“Todo esse afã classificatório
nada tem de acadêmico ou escolástico. Trata-se de totalizações drásticas, para
fins didáticos e pragmáticos, a partir de uma noção dinâmica de poesia: a
poesia em ação, permanentemente revista por um critério seletivo, de invenção,
que trata por separar, do que está morto e enterrado, o que permanece vivo e
aberto e é capaz de fornecer ‘nutrimento de impulso’ a novas descobertas e
expansões”. [página 12]
“Artistas. Antenas”. [página 13]
“O ABC OF READING, este
anticompêndio literário, denuncia, premonitoriamente, a falácia dos sistemas
ainda hoje aplicados ao ensino e à crítca da literatura. O método ideogrâmico
de Ezra Pound põe a nu, por comparação, a pseudo-seriedade, a timidez
autocomplacente e a carência de senso criativo ainda hoje dominantes no âmbito
universitário. E incita à urgente revisão de tais sistemas”. [página 14]
“Uma nação que negligencia as
percepções de seus artistas entra EME declínio. Depois de um certo tempo ela
cessa de agir e apenas sobrevive (POUND)”. [página 14]
“Pound deu, com este livro, um
sinal de alarme. Não é possível negligenciar, sem grave dano, os avisos de suas
antenas” [página 14]
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